sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Sem perder o brilho para O Poderoso Chefão

O ainda não consagrado autor de "O Poderoso Chefão"(The Goodfather, 1969), Mario Puzo, mostrou-se muito bem adequado a outro ambiente que não fosse o submundo da Máfia em seu primeiro romance publicado. A Guerra Suja (The Dark Arena,1955) é um romance fantástico, cheio de surpresas e impactos. O livro mostrou-se uma grande descoberta em seu início e não deixou-se decepcionar pelo final. A história foca-se no personagem de Walter Mosca um ex-combatente americano que se vê de volta a Eupora após a Segunda Guerra Mundial para avivar um romance com a alemã Hella. Em seu contexto, mostra um personagem já modificado pela guerra e altamente frio com seus semelhantes, transformando a memória do bom rapaz que era apenas em lembranças na mente de sua mãe e seu irmão.
Um livro muito rico em diversos fatores. Em detalhes e, como já visto nos romances seguintes de Mario, a completa descrição do pensamento e sentimentos dos personagens. O que, inevitavelmente, torna o leitor um cúmplice e amante dos mesmos.
O ambiente, as dificuldades e humilhação que uma guerra trás a um país derrotado são abordados de forma, as vezes, crua e descarrada, e em outras, muito minuciosa e sensível, contrastando, assim, o sentimento do vencedor com o do vencido. Outros temas, ainda, ficam transparentes nesse romance, como principalmente: a discriminação e a corrupção.
Uma linguagem de fácil entendimento e fluência. Lê-se muito rápido, a ponto de lê-lo em seguida mais uma vez.

Recomendado para aquela tarde de domingo chuvoso.

obs: A sacada da moeda de compra/troca como sendo cigarros e tabletes de chocolate foi genial. Bem típico da época e muito bem desenvolvida e explorada por Puzo.

obs.2: Ganhou de mim cinco estrelas no Skoob. Para acessar o livro: http://www.skoob.com.br/livro/sobre/6860

Um comentário:

Fernando disse...

Só li "O Chefão". Gostei tanto que vi os 3 filmes numa paulada só!
Mas vou anotar o título para procurar numa futura visita ao sebo.