sábado, 8 de novembro de 2008

À espera da primavera

Ando andarilho pelo mundo errante

Aprecio a colheita do trigo aos pés do gigante

Saturno é distante, mas aguardo o teu regresso.


“Carpe diem, meu caro amigo”,

Grita Quinto Horácio pelos campos verdejantes das terras férteis de meu vale.

Mal sabe que em meu coração não há mais florescência, essa é a última colheita, com a sua pardida.

Secasse o riacho que serpenteava o chão da vida, esterilizando a bela rosa vermelha que aqui se fazia soberana.


Mas a semente manteve-se viva

E ela é rija e latente em meu peito.


“Saia já do meu jardim”,

Foi a última coisa que eu lhe disse.


Pois, volte!

Porque a semente se faz tímida ao Sol sem você a encorajá-la.


Ando andarilho pelo mundo errante

Aprecio a aragem da terra aos pés do gigante

Saturno é distante, mas, ainda, aguardo o teu regresso com a água.

5 comentários:

Anônimo disse...

Leo, adorei o texto.
Li várias vezes, mas fiquei com umas dúvidas, são elas: "Saturno é distante, mas aguardo o TEU regresso. Aqui estás a referir-te a saturno ou à rosa?
Se estás a referir-te a Saturno deveria ficar:
“Saturno ÉS distante, mas aguardo o teu regresso”
Se te referes à rosa, a frase está correcta. No fim, quando dizes “aguardo o teu regresso com a água” acabas com essa dúvida, mas ainda quero certificar-me.  Pois poderás estar a referir-te ainda a Saturno.

“SAIA já do meu jardim”,
foi a última coisa que eu TE disse, pois VOLTE
Porque a semente se faz tímida ao Sol sem TI para encorajá-la.

Aqui, tens a passagem da terceira pessoa (SAIA) para a segunda pessoa (TE/TI)
Se queres manter o TE/TI tem de ser “VOLTA” e não “VOLTE” e também tem de ser (SAI).
Ou então colocar tudo na terceira pessoa…

Gostei muito do final, finalizaste como começaste, acrescentando o pormenor da “água”.
Leo, o texto está muito bom a nível de conteúdo. Muito sentimento e espontaneidade.
Paula

*abraço

Leo Molleri, disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leo Molleri, disse...

Paula,

Eu fiz algumas alteração para melhor compreensão do que eu tentei passar.

Penso que ele (narrador-personagem) está a desabafar consigo mesmo sobre um amor que partiu. E que ainda aguarda o regresso, pois ela era a única que lhe nutria o amor em seu coração.
Mas como eu desconstrui o texto, há possibilidade de inúmeras interpretações.

Agradeço a visita e as observações.

^^

Abraço

Anônimo disse...

Acho que ficou muito bom!
Dá sim para fazer muitas interpretações,gostei muito.
Parabéns!!

Anônimo disse...

Esqueci novamente de colocar o meu nome no ultimo comentário...
Paula

*abraço