quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O nosso jogo - parte l


Hoje, após cinco anos sem tocar no tabuleiro, eu arrumei as peças em seus devidos lugares e iniciei uma partida de xadrez comigo mesmo. E o que eu temia aconteceu: lembrei de você. Não só de você, mas dos momentos que passávamos juntos, do nosso amor misturado com a rivalidade, do tempo perdido nas discussões sobre quem fica com as brancas ou pretas... Tanta coisa me veio à cabeça que minha mão chegou a tremer quando fui mover o peão do rei para a casa a frente.

O xadrez era o nosso jogo, não era? Claro que sim. Como não poderia ser? Ninguém esquece a raiva e a vergonha de levar um cheque-pastor em cinco jogadas na primeira partida, não é mesmo? Ainda lembro-me dos teus olhos perplexos olhando para o tabuleiro em vão e depois me fitando com aquele olhar cerrado que só você sabia lançar. Uma mistura de ódio com desejo de vingança. Eu só sorria.

A nossa segunda partida durou alguns lances a mais. Você não caiu duas vezes na mesma armadilha, foi esperta. Mas não evitou que eu tomasse a tua Rainha com uma emboscada chinesa. Fui cruel ao usar o peão para tirá-la do jogo, eu sei, mas o desejo de rever o teu olhar encolerizado era muito forte e por isso meu cavalo tratou logo de encurralar o Rei, como na maioria das vezes.

Eu achava tudo aquilo muito divertido. Não zombava do teu esforço para me vencer, falo do prazer que eu tinha em te ver buscar cada vez mais melhorar a técnica no jogo para me superar. Por mais que eu não demonstrasse te admirava por aquilo, pela tua persistência e gana. Nunca vi você recusar uma intimação minha para uma partida, mesmo sabendo que não irias me vencer. E eu adorava quando tentavas manter o ar de superior mesmo tendo perdido inúmeras vezes. Orgulhosa.

Lembro-me, também, da nossa última partida. Você lembra, não é? Que partida! A mais marcante de todas. Final do torneiro interclasses do Siqueira Campos. Só eu, você, e o relógio. O favorito contra a surpresa do torneio. O mestre versus seu mais amado discípulo, um duelo digno dos estúdios Hollywood. Foi a disputa mais emocionante que tivemos, eu mal conseguia desgrudar os olhos das peças e do tabuleiro. Quando me permitia, de relance, eu te olhava e lhe via compenetrada e decidida a acabar com a minha arrogância naquela final.

Tu havias decorado, praticamente, todas as minhas jogadas. Era rápida, perspicaz, sabia exatamente o que estava fazendo. Havia me estudado. Reviu todas as nossas partidas anteriores, achou brechas, bloqueou as minhas armas, os meus ataques. Obrigou-me a ficar na defensiva. Defesa Francesa. Defesa Grega. Peões suicidas para protegerem as peças de maior valor. Tirou-me as figuras com as quais eu jogo melhor: os meus cavalos. Senti-me amputado sem eles, quase imóvel no tabuleiro. Fizesse-me aquilo de propósito, querias que a minha derrota fosse completa. Se continuasse naquele ritmo eu perderia em doze rodadas.

O desespero começou a tomar conta de mim, minha mão tremia a cada novo movimento, o suor em minhas têmporas era evidente, o nervosismo latejava no peito, e mesmo assim eu mantinha a minha pose de favorito.

Confesso que tive medo. Medo de cair perante os colegas e professores que nos assistiam e que me admiravam por ser um exime jogador de xadrez. Medo de fracassar naquilo que eu era o melhor, de me tornar a chacota do colégio no dia seguinte. E o principal, o que eu mais temia quando iniciávamos uma partida feroz como aquela: O medo de não rever o teu olhar. Isso mesmo, aquele que mistura a raiva e o desejo de vingança com o seu jeito doce e orgulhoso de encarar a derrota.

Mas como o bom mestre nunca ensina tudo ao seu discípulo, eu tinha uma carta escondida na manga. O pulo do gato. Algo que você nunca me viu utilizar em nenhum outro jogo, uma técnica que eu havia desenvolvido para o torneio estadual. Só a apresentaria aos meus adversários mais temidos. Mas você antecipou a surpresa que eu guardava para eles e me fez usá-la: O blefe.

Assim que você mexeu a rainha para tomar mais um peão suicida meu, dei início a minha campanha ofensiva: Sorri debochadamente e lhe fixei o olhar. Cantei as tuas próximas dez jogadas alterando apenas os dois movimentos finais – o que me daria a vantagem – para que eu pudesse contra-atacar. E lhe revelei as minhas próximas dez jogadas que finalizaria com um xeque-mate. Eu te disse que não terias escapatória, que estavas fadada, mais uma vez, a derrota. A pressão psicológica estava implantada.

Desenharas com os olhos as dez jogadas, que eu despejara a bom tom, no tabuleiro e comprovaras que, assim, perderias. Sua boca tremeu e seus olhos arregalaram-se, havias caído na armadilha. A impressão que você teve a me ver revelando as supostas jogadas é que eu previa todos os teus movimentos rodadas a frente, que eu, praticamente, lia a sua mente. E isso te assustou muito, pois, assim, seria impossível me vencer. Dei a entender que o jogo estava sobre o meu controle e que eu te transformara marionete em minhas mãos. Não percebeste que eu limitei as tuas ações somente àqueles lances e você aceitou.

Tua concentração foi abalada, começavas a errar. A primeira peça a cair foi a tua Rainha pela mesma armadilha chinesa usada em outrora. Estavas nervosa e vacilante. Eu não sabia que a minha técnica seria tão eficiente e rápida.

Xeque-mate!...

Continua!

4 comentários:

JLM disse...

Leo,

Gostaria de te convidar a participar da brincadeira q tenho sugerido a alguns escritores-blogueiros, baseada no Duelo. As explicações estão nos comentários do post que vc comentou, lá no meu blogue.

Tenho certeza dq vc vai gostar, assim como eu já venho fazendo ha algum tempo.

1 abraço.

Tamara disse...

"E o principal, o que eu mais temia quando iniciávamos uma partida feroz como aquela: O medo de não rever o teu olhar"

Eu adorei, Léo! Fiquei super envolvida no texto, amei a idéia, tudinho!

A-d-o-r-e-i esse texto. ;)

Sílvia Mendes disse...

Eu posso estar viajando, aliás, eu viajo muito, mas não consegui evitar de me ver nesse texto! Lembra das nossas partidas, Léo? Recriarte, todas as finais nós jogávamos. Ninguém ganhava de mim, mas eu SEMPRE perdia para você na final. Não sei por quê, tinha gente que às vezes ganhava de você, mas perdia para mim. É um dos grandes mistérios da minha existência. Por que eu sempre perdia para você??
Adorei o texto.

P.s.: A dona Lourdes é real. Não dou nomes aos meus personagens, chamo-os de "eu","ele" ou "ela". Mas como a história é quase real, quis usar um personagem real. A única mentirinha é que ela não é professora, é Catequista.

Beijo

Anônimo disse...

A idéia que despoletou este texto é um "t-rex" que precisa ser tirado do solo com muito cuidado, com muita paciência, para que ele saia perfeito, não tenhas pressa...

Está fantástico...

Paula

* abraço